Secretário Tiago Fernandes revela as novidades da saúde pública no Leriado Cast

No programa Leriado Cast desta sexta-feira (10), a equipe recebeu o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, para uma conversa sobre os rumos da saúde pública no Maranhão. O secretário falou sobre as principais ações e desafios da pasta na gestão do governador Carlos Brandão, que tem como foco a melhoria da qualidade de vida dos maranhenses.

Entre os temas abordados, o secretário destacou a importância da atenção primária à saúde, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e que tem papel fundamental na prevenção de doenças. “A atenção primária foi essencial para desafogar os hospitais durante a pandemia, pois muitos casos podiam ser resolvidos nas unidades básicas, que se mostraram eficientes e resolutivas. Estamos trabalhando para fortalecer esse processo e fazer a conexão com a média e a alta complexidade. Esse é um grande desafio para os próximos quatro anos, fazer com que os municípios se sintam resolutivos”, explicou.

Para apoiar os municípios nesse sentido, o secretário destacou o programa Cuidar de Todos, uma iniciativa do governo Carlos Brandão que visa estabelecer um pacto de cooperação técnica entre o estado e os municípios, doando equipamentos, monitorando indicadores e premiando as melhores iniciativas de fortalecimento da atenção primária. O programa busca reduzir a mortalidade infantil, materna, por doenças crônicas e por acidentes de trânsito, e prevê um investimento de R$ 18 milhões do tesouro estadual.

Outra novidade anunciada pelo secretário foi a implantação da rede de telemedicina no Maranhão, que será oficialmente lançada pelo governador no dia 22 de novembro.

Por fim, o secretário informou que o Maranhão está perto de receber 500 médicos do programa Mais Médicos, do governo federal, que irão reforçar o atendimento nas unidades de saúde do estado.

Vale a pena conferir a entrevista na íntegra:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *