Justiça manda suspender uniformes escolares com cores de campanha do prefeito de Nova Iorque

Após ignorar a recomendação do Ministério Público do Maranhão, o prefeito Daniel Castro, foi alvo de uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA). O chefe do Executivo municipal é acusado de usar cores e slogans não oficiais nos uniformes escolares fornecidos aos alunos da rede municipal de ensino de Nova Iorque, violando os princípios da administração pública.

O chefe do Executivo municipal é acusado de usar cores e slogans não oficiais nos uniformes escolares fornecidos aos alunos da rede municipal de ensino, violando os princípios da administração pública.

A decisão do juiz Adriano Lima Pinheiro, da Comarca de Pastos Bons, determina a suspensão imediatamente do uso de uniformes irregulares no ambiente escolar e que no ano letivo de 2024, o padrão seja adequado às cores do município e não constem qualquer menção a atual gestão. O magistrado também fixou uma multa em caso de descumprimento da liminar e intimou o prefeito e os demais réus a apresentarem suas defesas no prazo de 30 dias.

Prefeito Daniel desdenhou do MPMA

O MPMA ajuizou a ação civil pública após o prefeito ignorar uma recomendação do órgão ministerial, que solicitava a correção dos uniformes escolares. A promotoria argumenta que o fardamento continha as cores e o slogan da campanha eleitoral do gestor, configurando uma forma de promoção pessoal às custas do erário.

O juiz Adriano Lima Pinheiro acolheu os argumentos da promotoria e considerou que o uso indevido dos uniformes escolares fere os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, além de causar prejuízo ao patrimônio público.

Será que o prefeito de Nova Iorque também vai passar por cima da decisão do TJMA…?

Veja a íntegra da decisão aqui. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *