Desiste Amílcar! Justiça suspende pesquisa irregular contratada pelo prefeito de Barreirinhas

Não foi a primeira, nem a segunda vez que a Justiça Eleitoral barrou uma pesquisa contratada pelo prefeito de Barreirinhas Amílcar Rocha. Desta vez, o estudo realizado pelo Instituto Projete Consultoria Ltda./ Projete-se, registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo MA-02545/2024, teve sua divulgação prevista para quinta-feira, 12, suspensa conforme determinação da 056ª zona eleitoral do município. Caso não seja cumprida a determinação pela suspensão, será imputada uma multa de R$ 5 mil.

A empresa Projete-se, conforme consta na decisão, não cumpriu com as exigências legais para realização e divulgação de pesquisas eleitorais e apresentou algumas irregularidades no plano amostral, tais como desconsideração do eleitorado que constitui certa faixa etária (50-59 anos), desconsideração do número de pessoas entrevistadas por bairro/distrito e ausência de nível econômico dos entrevistados.

Lembrando que é proibida a publicação de pesquisa irregular com penalidades a quem vir a divulgar, conforme o artigo 21 da Resolução TSE n. 23.600/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *