Prazo final: Fufuca precisa se desligar do Ministério do Esporte até este domingo

O Centrão volta a agitar os bastidores do governo Lula. O Progressistas (PP) espera que o ministro do Esporte, André Fufuca, peça demissão até domingo (5), cumprindo o prazo dado pelo partido para que filiados com cargos no Executivo se desliguem, sob risco de expulsão. Fufuca, deputado licenciado do PP do Maranhão, é próximo de Ciro Nogueira e, segundo integrantes da sigla, já indicou que seguirá a orientação partidária. Até agora, porém, não se pronunciou publicamente.

Enquanto isso, o União Brasil decidiu antecipar o cronograma. O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou que vai deixar o cargo até quinta-feira, mas tenta garantir a sucessão de sua aliada Ana Carla Machado Lopes. O PT, no entanto, defende Marcelo Freixo para a vaga, enquanto o PDT pressiona pelo nome de André Figueiredo.

Essas movimentações expõem uma tensão crescente entre o Planalto e o Centrão. Lula já havia criticado ministros ligados às legendas por não apoiarem sua gestão em eventos partidários e acusou Nogueira de tentar pavimentar uma candidatura a vice ao lado de Tarcísio de Freitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *