A investigação vai apurar as razões da paralisação das obras do Centro de Iniciação ao Esporte com Quadra Poliesportiva, no bairro Jardim Aulídia Gonçalves dos Santos, em Açailândia, O Ministério Público Federal instaurou um inquérito civil.
A obra é financiada pelo Ministério da Cidadania e pela Caixa Econômica Federal. A reportagem do Blog do Minard apurou que a Prefeitura de Açailândia, na gestão do prefeito Aluisio Sousa, contratou a empresa Piramides Construções Eireli para executar a construção do empreendimento, com orçamento no valor de R$ 4.605.144,59 milhões. Consta no portal do Executivo Municipal que a assinatura do acordo foi celebrada no dia 2 de fevereiro de 2022, previsto para findar em dezembro do mesmo ano.
A portaria que autoriza a abertura do inquérito foi assinada pelo procurador da República Alexandre Soares, no dia 5 de setembro de 2023.
O MPF solicitou à Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e à Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal no Maranhão que enviem documentação sobre o contrato, o cronograma, os repasses e as fiscalizações da obra.
Veja o contrato aqui