O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu substituir a ministra da Saúde, Nísia Trindade, que estava à frente da pasta desde janeiro de 2023. O atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, assumirá o posto, retornando ao ministério que comandou entre 2011 e 2014. A posse está marcada para o dia 6 de março.
Em nota oficial, o Palácio do Planalto informou que Lula comunicou a saída de Nísia em reunião nesta terça-feira (25). “O presidente agradeceu à ministra pelo trabalho e dedicação à frente do ministério”, declarou o governo.
Antes de sua saída ser formalizada, Nísia Trindade participou de uma cerimônia no Palácio do Planalto para anunciar uma vacina 100% nacional contra a dengue. Em tom de despedida, pediu aplausos aos secretários do ministério e foi ovacionada pelos servidores presentes.
Trajetória de Padilha
Alexandre Padilha é médico infectologista formado pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp). Além de sua passagem pelo Ministério da Saúde no governo Dilma Rousseff, também ocupou a pasta de Relações Institucionais no governo Lula entre 2009 e 2010. Atualmente, estava no mesmo cargo na gestão do petista.
Padilha também teve atuação na Prefeitura de São Paulo, onde chefiou as mesmas áreas na administração de Fernando Haddad (2015-2016). Deputado federal reeleito pelo PT de São Paulo, está licenciado do cargo para integrar o governo.