Justiça Eleitoral pode impedir reeleição de Ivo Rezende em São Mateus

O prefeito Ivo Rezende quer bisar em São Mateus do Maranhão, mas Justiça Eleitoral pode frustrar seus planos e barrar sua candidatura. O motivo: ele já foi reeleito uma vez.

Em 2020, quando era vice, Ivo disputou o cargo de prefeito de São Mateus enquanto estava no poder, após o prefeito Miltinho Aragão se afastar por 90 dias, antecedendo o pleito municipal.

Recentemente, o gestor compartilhou uma matéria que mostrou que ele está entre os 150 prefeitos que podem concorrer novamente, mas não é o que diz a legislação. Lei das Inelegibilidades diz que “o vice-presidente, o vice-governador e o vice-prefeito poderão candidatar-se a outros cargos, preservando os seus mandatos respectivos, desde que, nos últimos 6 meses anteriores ao pleito, não tenham sucedido ou substituído o titular”.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou essa regra em setembro de 2021. O TSE negou a candidatura de Allan Seixas de Souza, reeleito prefeito de Cachoeira dos Índios (PB) em 2020. Ele estava na mesma situação de Ivo Rezende. Por causa disso, Cachoeira dos Índios teve que fazer novas eleições.

Portanto, sua pré-candidatura já começa desgastada assim como sua gestão em São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *