A Câmara Municipal de São Luís aprovou nesta terça-feira (10) o Projeto de Lei nº 275/24, que aumenta os salários da vice-prefeita Esmênia Miranda (PSD) e dos secretários municipais para R$ 22 mil mensais, com validade a partir de janeiro de 2025. O prefeito Eduardo Braide (PSD) continuará recebendo R$ 25 mil, sendo o único do alto escalão sem reajuste.
O projeto, apresentado pelo vereador Daniel Oliveira (PSD), líder do governo, estabelece uma elevação de R$ 7,5 mil para a vice-prefeita, cujo salário atual é de R$ 14,5 mil. Os secretários municipais, que atualmente ganham R$ 12,5 mil, também terão seus vencimentos equiparados ao da vice-prefeita.
O vereador Pavão Filho (PSB) defendeu a medida, argumentando que os salários estavam congelados há quase 15 anos, o que impactava a valorização dos cargos e prejudicava categorias estratégicas do funcionalismo público, como procuradores e auditores fiscais. Ele destacou que a atualização é uma questão de justiça para o Executivo municipal.
Com o aumento aprovado, o debate sobre prioridades orçamentárias e a gestão dos recursos públicos ganha força, especialmente em um cenário pré-eleitoral, onde medidas como essa tendem a atrair maior escrutínio da população.

