O atual prefeito de Porto Rico do Maranhão, Aldo Brown, mostra grande força política nas intenções de voto para a eleição municipal de 2024, de acordo com pesquisa realizada pela Econométrica. O levantamento revela que Brown, que concorre à reeleição, lidera com ampla vantagem tanto na sede quanto nos povoados do município, superando seus principais adversários em todos os cenários.
Na pesquisa espontânea, que mede a intenção de voto sem a apresentação de nomes de candidatos , Aldo Brown aparece com 69,1%. Bruno Mendes, segundo colocado, tem 14,0% das intenções de voto, seguido por Luis Henrique, com 6,2%. Os que não sabem ou não responderam somam 5,3%, enquanto 5,3% afirmaram votar nulo.
No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados, Aldo Brown mantém a liderança com 70,0% no total. Bruno Mendes sobe para 14,8%, e Luis Henrique permanece com 6,2%. Apenas 3,7% dos eleitores ainda não sabem ou não responderam.
Quando o confronto é direto entre Aldo Brown e Bruno Mendes, o atual prefeito vence com 70,4% das intenções de voto no geral, enquanto Mendes tem 17,7%. No embate entre Aldo Brown e Luis Henrique, a diferença é ainda mais expressiva, com o prefeito alcançando 72,0% e seu adversário apenas 10,3%.
Além da liderança nas intenções de voto, Aldo Brown também é o mais citado pelos eleitores como o provável vencedor das eleições. Para 75,7% dos entrevistados, ele será reeleito, enquanto apenas 11,1% acreditam que Bruno Mendes pode vencer, e 0,8% apontam Luis Henrique.
A pesquisa ainda mostra uma aprovação significativa da gestão do prefeito Aldo Brown. No total, 76,1% dos eleitores aprovam sua administração, enquanto 22,2% não aprovam. Esses números reforçam a posição sólida de Brown rumo à reeleição.
No cenário de rejeição, os dados mostram que Aldo Brown tem uma taxa de rejeição relativamente baixa, de 16,5%, em comparação com seus concorrentes. Luis Henrique lidera a rejeição, com 35,4% do total, seguido por Bruno Mendes, que tem 35,0%.
A pesquisa eleitoral em Porto Rico do Maranhão abrangeu 243 entrevistados e está registrada sob o número MA09790/2024. O levantamento foi realizado entre 2 e 3 de setembro de 2024, com uma margem de erro de 6,3 pontos percentuais e um nível de confiabilidade de 95%.